Catálogo da BE - ajuda


A Biblioteca Escolar dispõe de um catálogo em linha, para que possas pesquisar em qualquer altura e em qualquer lugar. Para aceder ao catálogo, basta clicar aqui.

O catálogo é uma base de dados que contém os títulos existentes na Biblioteca Escolar (livros, CDs Áudio, CDROMs, DVDs...) . Neste momento temos cerca de 2000  títulos pesquisáveis no catálogo. Salienta-se, no entanto, que a equipa da Biblioteca está a dar continuidade a este trabalho para poder responder a todas as necessidades dos seus utilizadores. O catálogo será atualizado mensalmente.




Para te ajudar nas tuas pesquisas, aqui ficam algumas orientações.
Podes pesquisar:

Por autor: pesquisa pelo apelido.

Se pretendes títulos de António Mota...

Pesquisa em: mota, António

Por título: Procura pelo título correto.

Se pretendes: O sonho de Mariana

Pesquisa em:  O sonho de Mariana ou o sonho de mariana
Por assunto: utiliza descritores

Se pretendes material sobre Poesia

Pesquisa em: poesia


Se pretendes material sobre: Poesia  portuguesa
Tens de alterar o operador para pesquisares com 2 descritores
Por palavra: Localiza todos os documentos que contenham a palavra digitada no título, no autor, na editora, nos assuntos, na coleção...








NOTA: Como deves ter reparado, aparece o símbolo $ após cada palavra/expressão que introduzimos para pesquisar. NÃO NECESSITAS DE DIGITAR ESTE SÍMBOLO. Ele aparece automaticamente, logo que carregues na tecla ENTER ou que cliques no ícone PESQUISAR.

Interpretação dos resultados da pesquisa

Depois de efetuada a pesquisa, os resultados aparecem conforme a imagem que se segue. Salientamos alguns detalhes a ter em conta.

Para além da imagem da capa e todos os dados descritivos do livro, destacamos:

a) Na informação contida em “localização”, encontramos:

- A cota – 821.134.3-93 MOT – que serve para localizar o título nas estantes. Anota sempre a cota do título que pretendes para que o encontres rapidamente.

- A sigla da instituição – EBP – a sigla da  biblioteca do nosso Agrupamento. Clicando no símbolo com um ponto de interrogação a azul, poderás ver quantos exemplares existem desse título.

b) Em alguns títulos, no final informação contida em “Veja também…” encontras informação disponível na Internet relacionada com o título que pesquisaste. Temos sugestões de vídeos, guiões, passatempos, jogos…

NOTA: Como poderás reparar, existem diversas hiperligações nos resultados da tua pesquisa. Ao clicares numa dessas hiperligações encontrarás todos os títulos existentes que se relacionem com esse conteúdo. Por exemplo, na imagem apresentada, se clicares em “Uma ventura” na coleção, obterás uma listagem de todos os títulos existentes desta coleção.


 Se ainda tiveres dúvidas relativas à pesquisa no catálogo, dirige-te à Biblioteca e pede ajuda!


(Guia de ajuda elaborado pela CIBE, Dr.ª Isabel Marques, com adaptações devidamente autorizadas)
Licença Creative Commons
Biblioteca Entre Ribeiras - Paul is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 3.0 Unported License.