O Dia Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação, é comemorado anualmente no dia 16 de Outubro e tem como objectivo sensibilizar as pessoas para a importância e benefícios de uma alimentação saudável.
O Dia Mundial da Alimentação nasceu em 1981 e todos os anos é escolhido um tema sobre o qual poderão ser desenvolvidas algumas actividades. “Unidos Contra a Fome” foi o tema escolhido para 2010.
Objectivos do Dia Mundial da Alimentação 2010
■Fazer com que os países tenham mais atenção à produção agrícola e que desenvolvam medidas de combate à fome;
■Incentivar a colaboração técnica e económica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome.
■Incentivar a participação das populações rurais, principalmente as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e actividades que dizem respeito às suas condições de vida;
■Fortificar a consciência política sobre o problema da fome no mundo.
■Incentivar a transferência de tecnologias entre os países e estimular o sentido de solidariedade interna e externa no combate à fome, à desnutrição e à pobreza, assim como realçar e comemorar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.
Mais de 1000 milhões de pessoas em todo mundo são afectadas pelo problema da fome. O Continente mais afectado é a África, mas estima-se que mais de 30 milhões de pessoas, no continente Europeu, são afectadas pela fome.
Alguns alunos, orientados pela Equipa do Projecto de Educação para a Saúde, expuseram vários trabalhos na Biblioteca onde transmitiram uma importante mensagem: as pessoas devem manter equilíbrio na ingestão das porções dos alimentos, de acordo com a roda dos alimentos, e fazer, pelo menos, 5 refeições por dia. Desta forma, estarão a praticar uma alimentação saudável e, por conseguinte, obterão bem-estar e saúde física e mental.