terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Semana do Cidadão Portador de Deficiência



Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, a Equipa da Biblioteca e os Serviços de Apoio Especializados desenvolveram um conjunto de atividades sobre o Cidadão Portador de Deficiência.

Além da afixação, na entrada da Escola, de uma faixa elaborada na Unidade de Apoio à Multideficiência (UAM), todas as turmas de 2º e 3º Ciclos tiveram oportunidade de participar numa ação de sensibilização para o “respeito pela diferença” e para a “comunicação alternativa”. As sessões, com duração de 45 minutos, realizaram-se na Biblioteca e foram dinamizadas pelas professoras e técnicas da UAM.

Foram também envolvidos grupos/turmas do Jardim de Infância e da EB 1 do Paul.

A atividade teve como objetivo levar os alunos a compreender a diferença, conhecer diferentes tipos de deficiência, conhecer linguagens alternativas e comunicar através da Língua Gestual Portuguesa e do Makaton.

O seu desenvolvimento desdobrou-se em vários momentos:

- Exploração da ferramenta “Não faz mal ser diferente”, de Todd Parr (Jardim de Infância e EB 1 do Paul);

-Visionamento do Trailler “Eduardo mãos de tesoura” (2º/3º Ciclos), seguido de um diálogo com os alunos sobre o conceito de deficiência e sobre os sistemas de comunicação alternativa;

- Distribuição de cartões com símbolos da Língua Gestual Portuguesa e do Makaton e exploração do seu conteúdo pelos alunos;

- Audição da canção “É bom ser diferente” (pré-escolar e 1º Ciclo) e Concerto para surdos e mudos – John Lennon – Imagine (2º e 3º Ciclos).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Biblioteca Entre Ribeiras - Paul is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 3.0 Unported License.