quarta-feira, 14 de março de 2012

SEMANA DA LEITURA 2012 - "Histórias à roda da lareira"

Utentes da Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel
e alunos da Escola E.B. 2/ 3 do Paul:
partilha de histórias, saberes e  afetos …

No âmbito da comemoração da 6ª Edição da Semana da Leitura, que este ano se centrou na temática da “Cooperação e Solidariedade”, a Equipa da Biblioteca da Escola E. B. 2 / 3 do Paul dinamizou, em colaboração com a Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel, no dia 9 de março, a iniciativa “ Histórias à roda da lareira”.

Com o objetivo de promover o encontro e a partilha de saberes entre gerações, alunos da turma B, do oitavo ano, e sete utentes da Associação partilharam muito mais que o espaço da Biblioteca Escolar e o lanche com que terminou a atividade. Assim,  partilharam-se leituras, saberes, poesias, “histórias de algum dia”, vivências, momentos únicos de boa disposição que foram extremamente enriquecedores para todos aqueles que participaram nesta atividade ou tiveram o privilégio de assistir.

Depois de assistirem à leitura dramatizada da obra Avós de Chema Hera preparada pela turma, os idosos “deliciaram”quem os ouvia com a poesia do senhor José, com as flores e outros objetos de artesanato da D. Delfina, as rendas e as rodilhas da D. Teresa, as cantigas, os poemas e as receitas (sim, até receitas de culinária se trocaram…) da D. Maria Cândida e as histórias “de algum dia”da D. Conceição e da D. Teresa Pereira.

Após a declamação de um poema em homenagem ao idoso feita por duas alunas, todos os utentes foram presenteados com uma flor e uma palavra simbólica inscrita numa pedra, já que o lema da semana foi “Solidariedade faz bem: ofereça palavras”.

Considerada por todos os intervenientes como bastante enriquecedora, esta iniciativa terminou com um lanche convívio, onde não faltou animação. Os saborosos “pitéus” confecionados pela D. Maria Cândida vieram dar-lhe um sabor ainda mais especial.

No final, ficou o desejo e a promessa de novos encontros e outras iniciativas que promovam a solidariedade e estimulem a interação entre gerações. Foi, sem dúvida, um dos momentos altos da Semana da Leitura  2012!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Licença Creative Commons
Biblioteca Entre Ribeiras - Paul is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 3.0 Unported License.